O inverno chegou! Saiba como evitar as doenças respiratórias nesse período

Tempo de leitura: 3 min.
Atualizado em: 12/07/2023

Durante o inverno, é muito importante beber bastante água, manter uma boa higiene pessoal, caprichar na alimentação, entre outros cuidados para evitar as doenças respiratórias típicas dessa época.

Sumário

Nos meses de inverno, a tendência é chover menos, o que deixa a umidade do ar muito baixa. Esse fenômeno favorece o acúmulo de poluentes, um dos fatores que contribuem para a manifestação de doenças respiratórias.

Além disso, as pessoas costumam ficar em ambientes fechados e aglomerados. Dessa forma, a disseminação de agentes infecciosos acontece mais facilmente. Por isso, é preciso redobrar os cuidados e adotar diversas medidas preventivas para evitar os problemas típicos dessa época do ano.

Continue lendo e veja o que você precisa fazer para se cuidar também.

Beba bastante água

Com o tempo mais seco e o acúmulo de poluentes no ar, as mucosas tendem a ficar ressecadas. Quando isso acontece, há uma redução da proteção natural contra agentes infecciosos, então, precisamos garantir a hidratação de dentro para fora.

Procure beber bastante água para que o seu corpo fique hidratado. Isso vai ajudar a fortalecer o sistema imunológico, prevenindo também as irritações na garganta e a tosse alérgica.

Higienize os tecidos da casa

Faça uma boa higienização das roupas de frio, dos cobertores, edredons e outros tecidos da casa. Evite colocar em uso antes de uma boa lavagem e da secagem ao sol, para que ácaros, traços de poeira e mofo sejam eliminados.

Em vez de varrer a casa, vale usar o aspirador de pó. Assim vai evitar que a poeira se acumule sobre os estofados, a cama e outras superfícies. Se for possível, evite o uso de tapetes e cortinas durante o inverno.

Mantenha os ambientes arejados

É fundamental garantir a ventilação dos ambientes para que o ar seja renovado. Como você viu na introdução, espaços fechados e com muitas pessoas disseminam com facilidade agentes infecciosos que causam, por exemplo, gripes e resfriados. Prefira se agasalhar melhor para evitar a "friagem", mas deixe que o ar circule no ambiente.

Evite o contato com agentes irritantes

Evite o contato com fumaça, poeira e qualquer outro agente irritante que possa prejudicar as suas vias respiratórias. Procure ficar longe de pessoas fumantes e tenha bastante cuidado com o uso do ar condicionado, já que ele também pode disseminar agentes infecciosos.

Quando perceber que o tempo está muito seco e com muitos poluentes no ar, você pode usar uma máscara de proteção. Isso também é válido para quando precisar estar em locais com aglomeração de pessoas, como terminais rodoviários, metrôs e aeroportos.

Mantenha uma boa higiene

Evite tocar os olhos, o nariz e a boca sem antes higienizar as suas mãos. Elas podem levar os agentes infecciosos para o seu organismo. Por isso, mantenha sempre muito bem lavadas e desinfetadas com álcool em gel 70%.

Sempre que possível, evite tocar superfícies, como corrimões e balcões de atendimento. Também tenha o cuidado de manter distância das demais pessoas, principalmente aquelas que estiverem apresentando sintomas de gripe e resfriado.

Garanta um cardápio saudável

Os dias mais frios estimulam o consumo de alimentos calóricos, mas nessa época do ano é ainda mais importante reforçar o sistema imunológico, garantindo um cardápio saudável. Então, capriche na quantidade de verduras, legumes e frutas.

Elabore uma dieta balanceada para que o seu corpo receba todos os nutrientes necessários para se fortalecer. Alie a esse cuidado à ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, deixando os refrigerantes um pouco de lado.

As doenças respiratórias podem se manifestar em qualquer época do ano, mas as características do período de inverno favorecem essas condições. Então, cuide-se bem para que você passe por esse período com mais saúde.

Faça parte da equipe Pneumorando!
Seja um Colaborador!
magnifiercrossmenuchevron-down