Cálculo da Complacência Pulmonar estática

A calculadora da complacência pulmonar é uma ferramenta que permite estimar a complacência dos pulmões, ou seja, o grau de extensão dos pulmões para cada aumento da pressão transpulmonar (diferença entre pressão intra-alveolar e a pressão pleural). A complacência pulmonar é uma medida da elasticidade e distensibilidade dos pulmões e da parede torácica. A complacência pulmonar pode ser afetada por diversas condições, como fibrose, enfisema, edema, pneumotórax, derrame pleural, entre outras.

ml




>> Resultados: O resultado é entregue em valor absoluto
Interpretação: A complacência normal estática do pulmão é entre 50-100mL/cmH2O
Obs: Pressão de platô é medida ao final de uma pausa inspiratório durante um fluxo constante volume-controlado e ao final da inspiração durante uma ventilação ciclada a pressão.

Referências Bibliográficas: 
Original: Marshall R. The physical properties of the lungs in relation to the subdivisions of lung volume. Clin Sci. 1957;16(3):507-15.
Validação: Fry DL, Hyatt RE. Pulmonary mechanics. A unified analysis of the relationship between pressure, volume and gasflow in the lungs of normal and diseased human subjects. Am J Med. 1960;29:672-89.
magnifiercrossmenuchevron-down